30 de julho de 2014

Quarta do Livro: A Revolução dos Bichos



  Olá, queridas leitoras. Desculpem pelo tempo sem postar, mas é que as reformas do blog demoraram um pouco mais do que o previsto, e esse mês acabei perdendo meu gato, Mel, o que me fez perder um pouco a vontade de escrever.
   Bem, mas hoje eu to muito feliz, porque além de estar voltando a escrever aqui no blog, de estar frio, eu estou voltando em uma quarta do livro, para falar de um dos melhores livros que já li. A Revolução dos Bichos de George Orwell foi publicado pela primeira vez em 1945, foi muito criticado por tratar do socialismo, foi percebido como uma sátira a ditadura stalinista. O que era um problema pois naquela época, os soviéticos eram aliados contra o nazifascismo. Para deixar tudo um pouco mais tenso, o livro trata dos líderes do regime socialista da Granja dos Bichos, como porcos. Literalmente, afinal, no livro, os porcos eram os animais mais inteligentes da granja.
  No começo do livro estava tudo bem, socialismo puro, direitos iguais a todos os animais sem discriminação, mas, com o passar do tempo,  os porcos entram como o regime de "Todos os animais são iguais, mas, alguns animais são mais iguais que  outros".
 O livro mostra um pouco como era o regime socialista de Stalin, que usufruía de alguns privilégios. Mostra a hipocrisia dos porcos, no caso, os grandes líderes.  É a revolta dos Outros animais com essa situação.
 Bem, é um livro que vale muito a pena ler, mas, se você não estiver muito internado na história, e em questões políticas, como socialismo,  não poderá tirar total proveito das  139 páginas, as quais devorei em algumas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário